Primeiros passos com VIM
Aparentemente as pessoas não gostam da verdade, mas eu gosto, eu gosto dela porque incomoda muita gente. Lemmy Kilmister.
Normalmente acostumados com editores de texto que tem uma interface mais amigável (Sublime Text, VS code, Atom, etc…) onde algumas operações como salvar, copiar, deletar um arquivo ou até mesmo navegar entre arquivos e pastas estão a um click de distância. Quando vemos uma tela preta e que para salvar um arquivo devemos fazer um comando :w
e não simplesmente ctrl + S
pensamos: “Tem algo de errado”. A ideia desse post é mostrar o básico de VIM para poder incentivar mais o seu uso.
Modos
Você não leu errado, é isso mesmo, dentro do vim temos alguns modos que facilitam tanto na hora de navegar dentro de um arquivo quanto quando vamos editar.
-
Modo normal:
serve para navegar dentro de um arquivo h,j,k,l assim como apagar uma linha inteira dd ou copiar uma linha inteira yy ou até mesmo o famoso “recortar e colar (me perdoem por não usar o copiar e colar kkk)” usando simplesmente x para recortar e p para poder colar, isso também funciona para o yy e depois p não é tão complicado quanto parece certo !! -
Modo insert:
como o próprio nome já sugere é o modo que inserimos texto, e o teclado funciona como em qualquer editor comum, ou seja, aqui é sem surpresas. -
Modo visual:
é parecido com o modo normal, mas podemos fazer algumas coisas legais nesse modo, como copiar e colar diversos blocos de texto.
Bem fácil, não ? No começo realmente parecem ser muitos comandos, mas duas dicas valiosas que tenho são: decore as teclas de movimentação h,j,k,l (esquerda, para cima, para baixo, direita, respectivamente) e faça do ESC um ótimo amigo, pois para sair de um modo e entrar em outro é necessário apertar a tecla, ou seja, durante o dia você irá usa-la muito.
Primeiros passos
Por não curtir muito o sublime text e na época o vscode ainda não estava tão legal e bom como é hoje, como diz o Galvão Bueno, “Coloquei a faca entre os dentes” e comecei usar, sofrendo muito, eu confesso. Mas por isso recomendo começar com coisas pequenas.
Mude o core editor do seu git para usar vim como editor padrão, é simples, cole esse comando no seu terminal git config --global core.editor vim
e esqueça o atalho git commit -m ""
pelo menos até pegar a prática de commits usando vim.
Depois comece a editar pequenos textos ou blocos de código usando o vim, com os comandos listados acima você já consegue se virar muito bem.
Jogue Vim adventure é um jogo bem interessante, que ensina muitos comandos desse editor fantástico.
Parando por aqui
Na verdade não, ainda tem muitas coisas sobre o vim que você e eu precisamos aprender, mas para perder o medo desse editor fantástico já é o necessário, se realmente gostarem, volto com uma segunda parte para poder mostrar algumas configurações mais avançadas. Valeu Devs…